Como funciona o Impacto à Vera?
Por meio de histórias autênticas, ajudamos a traduzir a complexidade da área em informações acessíveis e confiáveis, inspirando marcas e apoiadores a se engajarem no ecossistema e contribuírem para um futuro mais sustentável. A proposta é tirar o tema de impacto do lugar de efeito colateral e mitigação de riscos para que ele passe a ser visto como oportunidade, tanto de resolver problemas sociais quanto para gerar retorno financeiro competitivo ao investidor.
No Brasil, o investimento socioambiental tem ganhado cada vez mais relevância
Por unir retorno financeiro com transformação social e ambiental. É uma abordagem estratégica que vai além do lucro, criando soluções para problemas reais enquanto gera valor econômico.
O investimento de impacto é acessível a diferentes perfis de investidores. Não é necessário ser uma gigante para contribuir com transformações significativas. O importante é reconhecer que o impacto começa com cada ação estratégica e com a escolha de apoiar iniciativas que transformam o futuro.
Maneiras de fazer investimento de impacto:
Chamadas Públicas:
Organizações e fundos podem lançar editais para startups e projetos que ofereçam soluções inovadoras e alinhadas aos seus objetivos estratégicos.
Corporate Venture Capital (CVC):
Se sua empresa já possui estrutura ou recursos dedicados à inovação, criar um fundo de Corporate Venture Capital pode ser uma ação estratégica para investir diretamente em startups e negócios inovadores. Grandes empresas como Natura, Braskem e Banco do Brasil já utilizam seus fundos de CVC para apoiar negócios que combinam inovação, sustentabilidade e impacto positivo em escala.
Parcerias com hubs e aceleradoras:
Plataformas de financiamento coletivo, hubs de inovação e aceleradoras são essenciais para conectar investidores a iniciativas já estruturadas, potencializando o impacto dessas parcerias.